Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A diferença de regimes: Caixa e Competência

A diferença de regimes: Caixa e Competência
Fabiano Ventura
set. 19 - 2 min de leitura
000


Todo mundo que já teve proximidade com discussões de resultados financeiros de uma empresa já ouviu a expressão: esse é o resultado com a visão de regime de caixa ou de competência?

Mas o que significa isso?

Falando de resultados financeiros, as visões de caixa ou de competência são informações análises com uma abordagem diferente, e que como consequência nos entregam informações diferentes, mas possuem uma ligação, fazem parte de um mesmo todo.

Para ficar mais claro, vou usar como exemplo uma lata de grãos em conserva, como milho ou ervilha, por exemplo.

Se eu olhar para uma lata por um ângulo, a lata vai parecer em um formato quadrado. Se eu olhar de outro ângulo, vai parecer um círculo. Separadas, são informações diferentes, mas partes do mesmo todo.

Voltando para o financeiro, o que impacta nessas diferenças é o quando.

As informações que estão sob o Regime de Competência dizem respeito a quando o faturamento aconteceu, ou seja, quando as notas fiscais, referentes a um produto ou serviço, foram emitidas. Estas informações são exibidas no DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício.

As informações que estão sob o Regime de Caixa, dizem respeito a quando o pagamento ou recebimento foi efetivado. Um nota fiscal pode ser quitada em várias vezes, ou seja, a informação que aparece consolidada consolidada no regime de competência em um único mês, no regime de caixa aparece diluída ao longo do tempo. Estas informações são exibidas no DFC - Demonstrativo de Fluxo de Caixa.


Agora eu quero te ouvir:

Você já sabia dessas informações?

Se não sabia, gostou desta explicação?

Conta para mim aqui embaixo se eu falei algo que você não entendeu!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você