[ editar artigo]

O poder da Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças no Brasil

O poder da Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças no Brasil

Se você procurar por sinergia no dicionário, uma das definições que você vai encontrar é “quando a ação conjunta de vários elementos ou de várias partes obtém um resultado melhor ou maior do que a soma das partes”, ou algo nesta linha. Trocando em miúdos, podemos entender que sinergia é quando 1+1 não é 2, mas sim algo maior que isso.

Entrando no universo das frases de impacto, exemplos não faltarão! “A união faz a força”. “Juntos somos mais fortes”. “Um por todos e todos por um”... Por serem largamente utilizadas, nem sempre no melhor contexto, com o passar do tempo, muitas destas expressões acabam se tornando lugar comum e até mesmo piegas, caindo no automático e aos poucos vamos deixando de dar atenção à elas. Mas o fato é que, estes ditos populares, geralmente carregam consigo muita sabedoria, profundos conhecimentos e experiências acumuladas ao longo do tempo.

E foi umas destas máximas populares, relacionadas a sinergia, que escolhemos “abrir” a Comunidade Treasy, um espaço dedicado ao profissional de Planejamento, Controladoria, Finanças e Contabilidade não apenas se atualizar e tirar suas dúvidas, mas principalmente expor suas próprias ideias e compartilhar seu conhecimento, experiência e melhores práticas acumuladas ao longo da vivência no dia-a-dia dos negócios e das relações humanas!

planejamento controladoria e finanças

A carência e a Oportunidade

Quando começamos o Blog da Treasy, lá em 2014, praticamente não existia conteúdo em português sobre temas relacionados a Planejamento Orçamentário, Simulações de Cenários, Controladoria… Só o que se encontrava eram TCCs e artigos acadêmicos, importantíssimos, claro, mas geralmente teóricos, distantes da realidade e de difícil aplicação prática. Hoje, felizmente, o cenário já é muito diferente e tem muitas pessoas e empresas produzindo conteúdo de altíssima qualidade e contribuindo com a profissionalização do mercado de gestão econômica e financeira no Brasil!

Mas mesmo com toda a evolução que tivemos nesta quase uma década, as áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças ainda estão muito abaixo do potencial de ganhos por sinergia. Isto fica muito claro quando olhamos para departamentos já muito mais desenvolvidos e colaborativos, como Marketing, Vendas, Sucesso do Cliente, Tecnologia e várias outras. 

E o que estas áreas que se desenvolvem em ritmo acelerado tem em comum? O compartilhamento! Basta uma rápida busca no Google e encontramos não apenas artigos e ebooks, mas conteúdos muito mais ricos, com exposição de cases de negócio, comparativos entre diferentes empresas (benchmarks), grupos para resolução de desafios e troca de ideias… São várias as ações possíveis e é exatamente este o propósito da Comunidade Treasy: fomentar a sinergia entre profissionais de gestão!

Um passo atrás: entendendo o Mercado de Controladoria no Brasil

Enquanto uma rápida busca em inglês no Google por “Outsourced Controller Services” traz páginas e mais páginas de empresas americanas oferecendo serviços de Planejamento, Orçamento e Controladoria (Planning, Budgeting and Controlling), a mesma busca em português pelo mesmo termo em português, “Terceirização dos Serviços de Controladoria”, retorna poucos resultados, sendo que a maior parte deles são conteúdos educativos. Veja abaixo a comparação:

Para entender o que isso significa, precisamos entender antes o conceito de “Jornada de Compra”, que todos nós percorremos desde que tomamos conhecimento da existência um determinado problema ou necessidade, até o momento onde tomamos uma decisão de investir em sua solução.

Ou seja, quando o assunto é Planejamento Orçamentário e Controladoria, enquanto os empresários americanos estão estão na etapa avançada de Decisão de Compra, cientes do problema e comparando as várias soluções existentes no mercado; a maior parte do mercado brasileiro ainda está engatinhando na fase de Aprendizado e Descoberta, conhecendo os conceitos básicos e aos poucos entendendo a importância da adoção da Cultura Orçamentária e da adoção de uma Área de Controladoria nas empresas.

Não temos dados precisos para entender quando exatamente este movimento de profissionalização da Gestão Orçamentária aconteceu nos Estados Unidos, mas analisando as datas de abertura de empresas e o surgimento de conteúdo na internet, parece haver uma forte correlação com a crise financeira de 2008. E momentos de crise, como o que estamos começando a sair neste momento, costuma trazer grandes oportunidades, gerando evoluções e revoluções nos mercados, que precisam, de alguma forma, se reinventar! 

Em paralelo ao momento ruim da economia, estamos vivendo no Brasil, um ótimo momento para os profissionais de gestão. De maneira geral, os mercados Contábil e Financeiro (contas a pagar e receber), evoluíram muito em termos de tecnologia, sendo que seus principais processos operacionais que estão sendo automatizados e estes profissionais aos poucos tem migrado para áreas mais estratégicas e com maior potencial de geração de valor, como a Controladoria. Este é exatamente o mesmo movimento que aconteceu no mercado americano há alguns anos, temos visto se intensificar com as empresas buscando soluções automatizadas (e mais baratas), dado que estão precisando enxugar tudo que for possível e manter apenas o que gera valor diretamente para as empresas (ajuda a aumentar a receita, reduzir custos ou reduzir riscos).

O momento do Profissional de Gestão reforçar seu valor, brilhar e ajudar na reconstrução econômica do país!

Ao mesmo tempo que estamos vivendo um ótimo momento para os profissionais de gestão, estamos vivendo também um dos piores momentos da economia brasileira (começando a sair dele). Vamos precisar reconstruir tudo que foi destruído nestes quase 2 anos de pandemia. Vai levar tempo para a economia brasileira se recuperar e para as empresas voltarem ao nível de geração de empregos que estávamos antes disto tudo começar.

Sabemos que o cenário é desafiador, mas o importante é olhar para frente e entender que estamos saindo disto muito maiores e melhor que entramos. Muitas empresas tiveram seu faturamento reduzido drasticamente e de maneira geral, as empresas nunca precisaram dos profissionais de gestão como estão precisando agora!

Este é um momento chave para os Profissionais de Gestão no Brasil! Vínhamos em um processo de evolução lento e contínuo que a pandemia e crise aceleraram este processo. Mas, como sabiamente disse Tio Ben (usando a frase do Voltaire) para o Peter Parker, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”.

Profissional de Controladoria - Grandes Poderes e Grandes Responsabilidades

Sabemos da importância que nós, como profissionais de gestão, temos para o Brasil nos próximos anos. Sabemos também que não vai ser uma missão simples. E é seu papel, profissional de gestão, ajudar a empresa em que trabalha a encontrar soluções criativas para atravessar este momento até que as coisas se normalizem e a economia comece a se recuperar. Quais serão as soluções, não sabemos. Mas o que sabemos é que se você não puder encontrá-las, ninguém mais pode!

1 + 1 > 2

Para não alongarmos, vamos recapitular aqui alguns pontos chave:

  • O mercado de Planejamento, Controladoria e Finanças evoluiu muito na última década e hoje temos muito mais conteúdo de qualidade na internet;

  • Mas ainda existe uma lacuna enorme em relação ao compartilhamento e troca de conhecimentos, experiências e casos práticos para referência e benchmarking;

  • O Brasil (e o mundo) está saindo de uma enorme crise, de quase 2 anos, causada pela pandemia do covid-19;

  • As empresas, mais do que nunca, precisam dos profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças focados na geração de valor;

  • Os profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças nunca foram tão reconhecidos, valorizados como neste momento…

E se sinergia é quando 1+1 é maior que 2, o que você está esperando para criar seu primeiro post aqui na Comunidade Treasy e compartilhar um pouco do que sabe, contar sobre o que está dando certo para sua empresa ou mesmo perguntar o que gostaria de saber? Fique a vontade, a casa é sua!

Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Gilles B. de Paula
Gilles B. de Paula Seguir

Formado em Tecnologia e com MBA em Gestão Empresarial, Gilles possui mais de 15 anos de vivência prática nas áreas de Tecnologia, Planejamento, Controladoria e Finanças, implantando processos de Gestão Orçamentária, Indicadores de Desempenho e afins.

Ler conteúdo completo
Indicados para você