[ editar artigo]

Quais estratégias sua empresa utiliza para Financiar sua Operação e baixar a Necessidade de Capital de Giro?

Quais estratégias sua empresa utiliza para Financiar sua Operação e baixar a Necessidade de Capital de Giro?

Dependendo dos Prazos Médios de Pagamento e Recebimento, alguns negócios podem se tornar muito intensivos em capital, com uma alta Necessidade de Capital de Giro (NCG). E se associado à alta NCG a empresa estiver utilizando um grande volume de Capital de Terceiros "caro", pode acabar vendo todo o lucro gerado pela operação sendo consumido para arcar com o o Custo de Capital.

Hoje conheci uma revenda de automóveis que tem um Ciclo Médio de Venda de -40 dias. Ou seja, ela paga a vista para fábrica, leva 20 dias para receber o veículo e tê-lo no pátio e mais 20 dias para vender e receber do cliente. No final, ela acaba ficando com o valor do veículo "empatado" por 40 dias e quanto mais expande sua operação, mais capital necessário.

Para lidar com este problema, a empresa passou a oferecer descontos para os clientes na forma de brindes. Se o cliente topar pagar o carro a vista e aguardar 20 dias para receber, a empresa dá R$ 1.500 em brindes como licenciamento, emplacamento e acessórios para o veículo. Se o cliente aguardar 30 dias para receber, o bônus sobe R$ 3.000. E se o cliente quiser levar o carro na hora, pode também. Mas não ganha os brindes.

E você, que estratégias já utilizou ou viu serem utilizadas para baixar a NGC?

Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Gilles B. de Paula
Gilles B. de Paula Seguir

Formado em Tecnologia e com MBA em Gestão Empresarial, Gilles possui mais de 15 anos de vivência prática nas áreas de Tecnologia, Planejamento, Controladoria e Finanças, implantando processos de Gestão Orçamentária, Indicadores de Desempenho e afins.

Ler conteúdo completo
Indicados para você