Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Comunidade de Planejamento, Controladoria e Finanças | Treasy
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Viagem e Orçamento Empresarial, qual a relação?

Viagem e Orçamento Empresarial, qual a relação?
Fabiano Ventura
nov. 26 - 2 min de leitura
000

 

Aqui na Treasy, de maneira recorrente, quando falamos de Planejamento e Controle Orçamentário (PCO), fazemos uma analogia com o planejamento de uma viagem.

De forma bem resumida, começamos planejando uma viagem definindo o destino e a data de chegada. O próximo passo é entender qual é o meio que vamos utilizar para deslocamento (carro, avião, trem, navio...) e a rota por onde andaremos. Com isso definido podemos começar a estimar as despesas que teremos no caminho: quanto de combustível vou precisar? Ficarei hospedado em algum lugar no caminho? Quantas vezes preciso parar para comer? E assim sucessivamente.

O que acontece é que quando planejamos uma viagem, existe um informação de extrema importância, que quando eu falo de uma empresa muitas vezes essa informação não é sabida, que é o meu ponto de partida. O primeiro passo para eu planejar uma viagem é definir o destino. No orçamento empresarial não é diferente, para eu planejar onde quero que a minha empresa esteja no futuro, primeiro eu preciso saber responder a pergunta: onde minha empresa está agora?

Para responder essa pergunta, aqui na Treasy começamos o processo de Planejamento Orçamentário com o Diagnóstico Empresarial. O diagnóstico é uma avaliação do momento atual da empresa, quando fazemos uma espécie de auditoria da área financeira para garantirmos que as informações que estão no sistema ERP estão lançadas nas contas corretas. Com isso podemos alimentar os indicadores que dirão onde a sua empresa está agora

Agora sim nós podemos definir onde queremos chegar e iniciar todo o processo de Planejamento Orçamentário da sua empresa.

Você pode fazer um Auto Diagnóstico da sua empresa clicando aqui. Ao final do diagnóstico você receberá uma avaliação, te explicando sobre o momento atual da sua empresa, e uma série de materiais que você pode utilizar para atuar nos pontos que nosso diagnóstico apontar como oportunidades de melhoria.

Gostou desta publicação? Me dê seu feedback e vamos nos conectar, você pode me encontrar no LinkedIn, espero seu convite!!

Participe do grupo Processo Orçamentário - Planejamento Orçamentário e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você